Seleção de papéis


DSC_0626

É bom gostar de histórias. Eu adoro ouvi-las, mas não todas. Algumas específicas me deixam muito mais interessada.

Se a nossa memória é seletiva, a ponto de não permitir que nos lembremos detalhadamente de tudo que nos acontece. Se nós não podemos repetir os fatos da maneira exata que aconteceram, visto que a riqueza de detalhes tomaria tempo demais, impedindo-nos de viver fatos novos, nós devemos também ser mais seletos sobre os fatos que nos importam. Tanto na hora de narrar, quanto no momento em que os absorvemos.

Não me contem todas as suas histórias, talvez eu goste mais de você assim, …não…, com certeza eu gosto mais de você assim. Como um personagem de um livro, que se apresenta em uns 3 ou 5 dias, que me conta sua trajetória em fatos muito bem selecionados, mas não me conta tudo, não permite que eu saiba demais.

É possível viver para criar um personagem? Para ser apenas um? Por quantas páginas você consegue sustentar a sua história, sem tropeçar nas confusões da sua narrativa?

Talvez eu gostasse mais de você, quando eu sabia menos a seu respeito, quando eu não sabia como você realmente era, quando eu limitava meu olhar, meus ouvidos e a minha atenção. Erro meu, talvez. Talvez meu acerto. Posso me permitir, ao menos agora, selecionar os personagens das histórias que eu quero contar, das que eu quero ouvir e se eu me cansar desses personagens, eu posso trocar de livro também.

Eu mudo de história.
Eu leio outras linhas.
Eu omito outras entrelinhas.

Mas se eu quiser, queimo cada página da sua história ruim, apenas para fazer que você suma da minha biblioteca, do meu repertório, da minha pesquisa. Assim sua história não se entrelaça com meus outros personagens, talvez com os meus personagens prediletos, deixando que o que é bom, ainda fique aqui, entre a minha seleção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s