Na calçada


Pirenópolis - Leila Guimaraes_2009

Já me mudei mais do que planejava e até mesmo para lugares que eu nem se quer imaginava.
Lembro-me de várias casas, de muitos vizinhos, de amigos da rua, de brincadeiras.
Lembro-me de anos da vida que não usamos telefones celulares, de quando nossas brincadeiras, hoje bobas, eram o máximo e como o céu tinha mais estrelas naquela época.

Hoje vi uma foto, nela havia a imagem de uma das casas onde eu morei, tanto modificada, mas era ela.
Em minha memória revivi anos que passei ali com meus rituais cotidianos. Passava os fins de tarde ou a noite sentada na calçada, algumas vezes só, mas na maioria das delas acompanhada, comendo pipoca e tocando violão, vendo a noite e rindo muitas vezes cercada de amigos.

Lembro que muitas vezes a nossa roda de amigos crescia, cada um que passava pela rua parava um pouco e entrava no assunto ou no tom da música e vinha participar da nossa alegria…

Meu violão eu nunca mais vi, pipoca virou raridade no meu cardápio, minha calçada hoje, ainda é legal, tento passear por ela cotidianamente, mas mudaram os rostos, as vozes, as risadas. O que ainda me conecta aquele tempo ainda são as velhas músicas, quando as ouço, fecho os olhos eu viajo mil quilômetros até aquela minha calçada de antigamente, aqueles rostos, aqueles risos, aquelas noites…

Não sei quando foi que o tempo parou de engatinhar e começou a andar como louco atrás de nós, acelerado e sem noção ele me levou pra longe de tudo e de todos. Outro tempo e outro espaço.

E hoje, ainda que eu olhe a mesma calçada, já não vejo mais o mesmo, pois o mesmo não é mais o que era. Hoje, somente mais do novo. Do que eu quero, do que eu busco e do que eu faço. Mas não há futuro sem passado e é muito bom ter histórias como as das noites que vivi lá naquela calçada. O que levo comigo são aqueles sorrisos, aqueles amigos e a nossa esperança de jovens de acreditar sempre que tudo vai ser sempre melhor.

E tudo isso eu penso… Enquanto caminho em alguma calçada por aí…

Anúncios

9 comentários sobre “Na calçada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s