Respeito é respeito!



Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei (de número 5003/2001) que tem por finalidade criminalizar a homofobia. Se aprovado este projeto, qualquer ato que direta, ou indiretamente venha a ser caracterizado por homofobia (medo de homossexuais), pode ser capaz de levar aquele que praticou tal ato para a cadeia.
Segundo o projeto, qualquer ato ou palavras que considerem a homossexualidade uma coisa incomum, ou fora da normalidade pode ser considerado como homofobia.

Não sou especialista em direito, mas me acho no direito de expressar a minha opinião, até porque, até agora não existe nenhuma lei que me proíba. Como cidadã, acredito que a criminalização da homofobia seja uma forma de punição sim, mas não é maneira certa de “educar” a sociedade contra o desrespeito. Essa não é uma solução, são incorretas TODAS AS FORMAS DE PRECONCEITO. Nossa constituição prevê direitos iguais para todos e “proteger” em lei apenas uma parcela da sociedade, é deixar todo o restante a mercê da impunidade. Criminalizar uma forma de preconceito é reforçar todas as outras, pois acredito que isso caracteriza todas as restantes como menos importantes.

Eu não sou homossexual, mas já fui diversas vezes discriminada por causa de cor, tamanho, peso, classe social e até mesmo pelo meu gênero. Nunca vi presos aqueles que me chamavam de branquela, de anã, gordinha, que me caçoaram por eu ser baixinha, que desacreditaram do meu potencial por eu ser mulher, que me excluíram por eu ser pobre…

Respeito é respeito e se aprende de menino! É a sociedade que educa desde a criança que ri do coleguinha da cadeira de roda, ou do outro que é negro, do que não tem dinheiro… Respeito é para todos, para o pobre, o rico, o branco, o negro, a criança, o idoso, o deficiente… Não importa a condição, todos são humanos, pertencentes a uma única raça e distintos apenas para que não se confundam. O mundo não é feito de um ou outro tom, mas de várias e várias cores que colorem a vida de todos.

Anúncios

2 comentários sobre “Respeito é respeito!

  1. Muito bem observado. Se por cada ato, seja por expressões ou opiniões, que a sociedade nos ofenda haver lei que o criminalize, o direito de expressão daqui a pouco será extinto. Difere de privar direitos ou favorecer outros…

    O site está de parabéns, assim como suas ideias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s