A arte do mau gosto!


A arte que me perdoe, mas não posso deixar de falar o que meus olhos viram na noite passada!!!

Resolvi visitar uma galeria em Brasília, a atração da noite era um pintor dinamarquês de nome Soren Dahlgaard, o pintor é conhecido pelo seu estilo ligado ao action-paiting que nos anos 50 causou uma reviravolta na pintura sobrepondo a importância da abstração e do gestual à composição racional, mas eu não vi absolutamente nada de racional naquilo que ele fazia e juro que não foi insensibilidade minha, pois sou uma admiradora das artes.
A vernissage foi regada a champagne e cerveja importada, lotada de estrangeiros, autoridades e outros curiosos visitantes, como eu. Por toda a galeria era possível encontrar pães jogados no chão e cheios de tinta, isso mesmo – PÃES – que eram usados pelo pintor como uma forma de pincel, achei aquilo de extremo mau gosto.
Pode ser que para um pintor e admiradores que não conheçam a realidade do nosso país, aquilo pudesse parecer de bom tom, mas para mim aquilo soou como um abuso. No Brasil, onde milhares de pessoas vivem na miséria e morrem de fome, autoridades se deleitam ao ver um cara que usava comida para tentar fazer uma espécie de arte de intervenção, mas sem caráter ideológico nenhum. Ao ver a performance ao vivo eu senti ainda mais forte que além de não ter nada de ideológico, não havia também sentimento, uma arte vazia, fria e nula…

Mas nem tudo são espinhos…
Salvam as fotografias feitas, Dough portraits, ótimos cliques com bons ângulos e enquadramentos. Menos desprezíveis que a cabana com mais de mil baguetes construída no meio da galeria.
Bem ou mal é bom conhecer, não é possível falar daquilo que não se conhece. A vida é feita de experiências agregadoras, ainda que elas sejam desastrosas como essa!

Anúncios

2 comentários sobre “A arte do mau gosto!

  1. Oi Leila. Estive na exposição onde os PÃES foram usados como pincéis e achei uma grande perda de tempo. Valeu o seu comentário. Gente o mundo é REAL !!!!!

    • Concordo com você! A arte é importante, mas que coisa mais sem propósito em nenhum sentido… Vazia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s